A busca repetida por um salvador da pátria

Estamos a cinco meses de mais uma eleição presidencial, que não é só presidencial, pois elegeremos deputados estaduais, federais, senadores e governadores, mas é claro que o que está em evidência é o nosso futuro presidente, ou o mais novo salvador da pátria. “SQN”. Será de direita ou esquerda? Centrão? A hora está chegando, qual cavalo você vai escolher para o páreo?

Começamos citando os nomes mais velhos, ou aqueles que são conhecidos na política e que já se candidataram a presidente em pelo menos uma oportunidade; Marina Silva, Geraldo Alckmin, Lula(?). Nomes novos na candidatura a presidência, mas conhecidos na política; Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Manuela D’avila, Rodrigo Maia. E os nomes totalmente novos no mundo da política; João Amoedo, Joaquim Barbosa e Henrique Meireles. Tem mais nomes a serem citados e surgirão ainda mais alguns, a ver…

Quais são de direita? Quais são de esquerda? As discuções nas redes sociais quanto a isso são ferozes e um tanto quanto pouco oportunas neste momento, já que nossa democracia é extremamente jovem e o que temos visto desde a redemocratização é um grande centrão comandando o país, onde o principal objetivo de quem vence as eleições é manter-se no poder agradando a quem os dá sustentabilidade. A quem duvidar da fragilidade da nossa democracia e da importância que o poder legislativo possui, retomo o passado, e lembro-lhes que tivemos quatro presidentes eleitos desde 1989, dos quais dois sofreram impeachment e um está preso.

A questão é; como se dá sustentação a um presidente eleito? Talvez seja melhor atentarmos mais a quem serão nossos deputados e senadores, pois estará nas mãos desses, boa parte da governabilidade que um presidente almeja.

Portanto, a questão é, não existe um salvador da pátria e nem uma abelha rainha, sejamos racionais em TODAS as escolhas para a próxima eleição, pois o presidente é apenas a ponta deste grande iceberg chamado sistema político brasileiro.

Jacson Marcos Marchioretto – Twitter @Jacsonmarc

Um comentário sobre “A busca repetida por um salvador da pátria

  1. Caríssimo, penso que nosso modelo eleitoral é daninho para nosso Brasil, desde o fato de votarmos em João e elegermos José’s, mas principalmente eleger o executivo e o legislativo ao mesmo tempo; vejo isso como um dos fatos que fazem de qualquer presidente refém deste balcão de negócios chamados de 35 partidos.

    Na minha humilde opinião não temos partidos e nem pessoas de esquerda, direita, centro ou qualquer outro posicionamento; temos oportunistas que vão para onde for o dinheiro e o poder. Pessoas que vivem da política fazem o diabo para não sair dela, mas que está fora faz o inferno para entrar.

    #NãoReeleger é o conceito a ser aplicado para forçar uma limpeza nesta latrina e fomentaria de forma nunca antes vista o #FimDoForoPrivilegiado de forma rápida a muitos destes parasitas do poder…

    Curtir

Deixe um comentário